top of page

Síndrome da bexiga dolorosa ou Cistite Intersticial Crônica - Já ouviu falar? Saiba como a fisioterapia pélvica pode ajudar

A Síndrome da Bexiga Dolorosa ou cistite intersticial crônica é uma condição complexa que envolve dor crônica (aquela que acontece há muito tempo) na bexiga e na região pélvica, impactando significativamente na qualidade de vida, se tratando de uma doença que não tem cura.


A sensação é de um incomodo, dor ou pressão quando a bexiga está cheia ou exatamente na hora de fazer o xixi, podendo a dor perdurar até depois de urinar. 


Os principais sinais são:


- Dor na região da bexiga;

- Dor de longa data e sem melhora com antibióticos; 

- Aumento das idas ao banheiro;

- Dor ou desconforto quando a bexiga está cheia ou na hora de urinar;

- As mulheres podem sentir dor ou desconforto durante as relações sexuais.


Por se tratar de uma doença crônica, que possui seus altos e baixos e por não ter uma cura, o processo de tratamento acaba sendo multifatorial, ou seja, depende de vários fatores, necessitando de autopercepção e mudanças de hábitos.


A fisioterapia pélvica vai contribuir na análise dos hábitos e em algumas mudanças comportamentais, como ingesta e tipos de líquidos, intervalos entre os xixis.

Além disso, exercícios de mobilidade pélvica são bem importantes juntamente com exercícios para fortalecer e principalmente, relaxar a musculatura do períneo (caso ela esteja tensa).


O incentivo a praticar hábitos mais saudáveis associado a técnicas de alívio, contribuem para melhora de dores crônicas no geral.


Caso sinta algum desses sintomas não deixe de buscar ajuda! Na EnvelheSER Melhor contamos com fisioterapia especializada. 


Gilmara Carvalho da Costa 

Fisioterapeuta Crefito 10/ 275420-F



8 visualizações0 comentário
bottom of page